Espinosa

Espinosa
Bandeira de Espinosa

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Saúde

O município de Espinosa oferece à comunidade acesso aos tratamentos de saúde, desde os procedimentos mais simples até os mais complexos. Surgindo necessidade de procedimentos não realizados no município, a prefeitura se encarrega de providenciar a transferência do paciente para tratamento fora de Espinosa, através do TFD (tratamento fora do domicílio): Referência para Janaúba o serviço de oftalmologia, para Francisco Sá as mamografias, para Montes Claros outras especialidades e exames, AIHs para os quais o município não possui poder de resolução.
Os serviços de saúde municipais se preocupam com a prevenção das doenças e o município faz parte do Sistema Único de Saúde, que é a forma com que se organiza a saúde no país.
Em 25 de abril de 2001, a cidade de Espinosa, através da lei de nº 1.163/2001, fez uma reestruturação administrativa, ficando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) denominada Secretaria Municipal de Saúde e da Promoção Humana.
O serviço público de Espinosa conta com os seguintes recursos humanos: dez médicos, cinco odontológicos, um farmacêutico, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, um assistente social, quatro enfermeiros, dois bioquímicos, um sociólogo, um nutricionista, um psicólogo, um fonoaudiólogo, 42 agentes comunitários de saúde, quatro agentes de consultório dentário, 19 agentes de saúde de epidemiologia, um educador em saúde, um auxiliar de laboratório, um auxiliar de raio-X, 31 auxiliares de enfermagem e os funcionários da área administrativa.


Hospitais de Espinosa
*Fundação São Sebastião – Hospital Filantrópico.
*Hospital Municipal Risoleta Guimarães Tolentino Neves – Hospital Filantrópico.
*Casa de Saúde São Francisco – Hospital Particular.
*Clinicor - Cardiologia e Clínica Médica (Clínica Particular)
*Clinot – Ortopedia e Traumatologia (Clínica Particular)


Hospital Municipal Risoleta Guimarães Tolentino Neves
O Hospital Municipal Risoleta Guimarães Tolentino Neves é público e totalmente vinculado ao SUS, com 32 leitos divididos entre as quatro clínicas básicas: médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirúrgica e ainda tratamento ortopédico.
No Hospital Municipal funcional também o ambulatório com leitos de observação, urgência e emergência (24 horas por dia), serviço de nebulização, prevenção de câncer do colo do útero, ultra-sonografia, laboratório de análises clinicas, pequenas cirurgias, fisioterapia, fonoaudiologia, radiologia, ECG e agência transfusional.
Oferece ainda os programas de vigilância em saúde e farmácia básica.

Postos de Saúde

*Centro de Saúde de Espinosa (PSF Central) – Rua Geson Oliveira, nº 105 Centro (no fundo da Prefeitura).
*Centro de Saúde São Cristovão – Rua São Vicente de Paula, sn Bairro São Cristovão.
*Posto de Saúde Nossa Senhora de Santana – Rua São Vicente de Paula, sn Bairro São Cristovão.
* Posto de Saúde São Domingos – Rua João Martins de Souza, nº 198 Bairro Cigano.
* Posto de Saúde Santos Dumont/ Bela Vista – Rua Antonina Nena Salviola, nº 52 Bairro Santos Dumont.
* Posto de Saúde Dr. Carlos José Espírito Santo (PSF Panorama) – Rua Veríssimo Cruz, nº 230 Bairro Panorama.
*Unidade Básica de Saúde Iraci Lula Mendes (PSF Itamirim) – Avenida Principal, Distrito de Itamirim.
*Unidade Básica de Saúde João Evangelista dos Santos – Estreito Zona Rural.
*Unidade Básica de Saúde João Rodrigues dos Santos (PSFs Santa Tereza e Padre Martin Kirscht) – Praça Santa Tereza, sn Bairro JK (ao lado da rodoviária)

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Espinosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário