Espinosa

Espinosa
Bandeira de Espinosa

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ação Social

Programas Sociais:
*PETI – Programa de erradicação do trabalho infantil: 100 crianças de 7 a 14 anos atendidas.
*AABB Comunidade – com atendimento de 120 crianças de 10 a 16 anos.
*Pro-Jovem – atende 25 jovens de 15 a 18 anos.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
O PETI, em parceria com o Governo Federal e Prefeitura Municipal, atende a 100 crianças com bolsa PETI de R$ 25.000 reais e mais 20 crianças que, como ouvintes, não recebem a bolsa, mas participam de todas as atividades realizadas dentro do programa.
O programa busca atender estas crianças da melhor maneira possível,com reforço escolar, esporte, lazer, alimentação, atendimento médico, odontológico, sendo assistidas em todas as suas necessidades. As famílias das crianças do Programa PETI também são beneficiadas com cursos de capacitação e alfabetização.
A implantação deste programa foi de suma importância para o município, tendo em vista que são 120 crianças amparadas e assistidas, criando condição para terem novas perspectivas de vida.

Programa AABB Comunidade
O programa AABB Comunidade funciona com parceria do Governo Federal, Banco do Brasil, AABB e Prefeitura, e com apoio de várias secretarias, entre elas Secretaria de Esporte, Educação e Assistência Social.
Atende 120 crianças de famílias carentes de nosso município.
Com o apoio da Prefeitura, todas as crianças tem atendimento médico e odontológico, recebem os medicamentos que necessitam, tem acesso a aulas de música, esporte, capoeira, natação, reforço escolar e artes, o que tem contribuído para um melhor desenvolvimento escolar, pois também recebem apoio pedagógico de aprendizagem, de forma dinâmica e lúdica.

Programa Pro-Jovem
Programa do Governo Federal que tem o apoio da Prefeitura Municipal, foi implantado em nosso município desde 2001, atendendo a cada ano uma de 25 jovens, selecionados através de uma avaliação realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Os jovens que fazem parte deste programa recebem uma bolsa de R$ 65,00, tendo acesso à alimentação, esporte, lazer, apoio pedagógico com aulas de educação física, capoeira, reforço escolar. Participam de palestras, debates, excursões, desenvolvimento de projetos envolvendo os temas meio ambiente e cidadania; Tem atendimento médico, e odontológico, a possibilidade de participarem de cursos de informática, artesanato, representante de vendas, além de terem aulas de reforço enfocando as dificuldades apresentadas por cada um. Portanto, cada um desses jovens é capacitado durante o período que permanece no programa.
Os jovens deste programa compõem a Fanfarra, fazendo parte da história do município, com grande responsabilidade de abrilhantar o resgate da cultura e da tradição municipal.

Realizações da Secretaria Municipal da Assistência Social
*Socorro às famílias desabrigadas pela chuva, com doação de colchões, cobertores e alimentos.
*Oficinas de arte e cultura, com cursos de artesanato para famílias.
*Comissão de emprego e renda.
*Comissão de erradicação do trabalho infantil.
*Comemoração do Dia das Crianças, Natal e Carnaval nas creches e nos programas sociais.
*Comemoração do Dia do Folclore com comidas típicas, capoeira e Boi Bumbá nos programas sociais.
*Comemoração do 7 de Setembro com a participação dos programas sociais.
*Campanha do Dia do Livro pelos jovens do Programa Pro-Jovem.
*Capacitação dos mesmos em cursos profissionalizantes.
*Acompanhamento pedagógico, por profissional qualificado, para professores de programas sociais e creches.
*Cadastramento de idosos.
*Visita a enfermos e idosos.
*Cadastramento de famílias para distribuição de casas populares.
*Doação de cestas básicas.

(Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social de Espinosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário