Espinosa

Espinosa
Bandeira de Espinosa

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Festas e Datas Comemorativas

O povo de Espinosa é bastante ligado às suas tradições. É um povo alegre, comunicativo, que gosta muito de festas. Tudo é motivo para ser comemorado. Existem as festas populares, religiosas, cívicas, etc. e aquelas planejadas por ocasião de aniversários, casamentos, entre tantas outras.
As festas, na maioria das vezes, se prendem às tradições folclóricas desde os mais remotos tempos.
Podemos citar, por exemplo, as festas de Carnaval, Folia dos Reis, as Batucadas, Festas Juninas, os forrós dançantes na zona rural, etc.
Apesar de ter se desenvolvido pouco, o folclore é bem adaptado à nossa região. Ainda hoje, ele relembra as atividades culturais de nosso povo.


*06 de Janeiro - Festa de Santos Reis.
Na época da festa de Santos Reis, que ocorre no período de 01 a 06 de janeiro, os cantores de folia saem visitando os presépios das casas ou simplesmente para dançar e batucar em casas de velhos amigos, a fim de saudá-los e desejá-los um feliz ano novo.



*20 de Janeiro - São Sebastião
Quermesse com barracas, leilões e comidas típicas, na Praça da Igreja Matriz de Espinosa.



*Carnaval.
Na época de carnaval, a cidade recebe pessoas de outras cidades, que se juntam ao povo espinosense para os festejos de quatro dias seguidos. Onde são colocadas barraquinhas na Praça Antonino Neves durante a noite.
Há também a festa no Rio Verde durante o dia, com show com cantores regionais, aula aeróbica, etc. além de também serem colocadas barraquinhas.

 

*09 de Março – Aniversário de Emancipação Política de Espinosa.
Também é realizado na Praça Antonino Neves, com shows de cantores regionais e de outros estados.
Em alguns anos são realizadas cavalgadas, corridas de bicicleta, motocrós, etc.









*24 de Junho - Festa Junina.
As festas juninas são na realidade a maior festa folclórica da nossa região, principalmente na zona rural, onde as pessoas se preparam com antecedência.
Por todas as casas é comum observar as enormes fogueiras que são acessas à “boca da noite”, bandeirolas de várias cores e músicas típicas ou sertanejas.
Em algumas comunidades ainda se costuma fazer a Levantada do Mastro contendo a bandeira de São João, que é levantada e reverenciada com palmas, cantos, orações e fogos de artifício.





*25 de Julho - São Cristóvão
Quermesse com barracas, leilões e comidas típicas, na Praça da Igreja Matriz de Espinosa.



(Fonte: Biblioteca Municipal de Espinosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário