Espinosa

Espinosa
Bandeira de Espinosa

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Infra-Estrutura

Espinosa cresce com dignidade, valorizando os direitos de seus cidadãos, melhorando a qualidade de vida, aumentando o índice de desenvolvimento humano.

Saneamento Básico
Resíduos Sólidos
A coleta de resíduos sólidos urbanos, das residências e do comércio, é executada diariamente por veículos coletores da Prefeitura Municipal.

Abastecimento de Água
A captação de água, tratamento e distribuição, são de responsabilidade da COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), proveniente da Barragem do Estreito.
O ETA (Estação de Tratamento de Água) situa-se a 8 km da sede do município, cujo abastecimento atinge 100% da população urbana e parte da população rural. As demais fontes de abastecimento da zona rural constituem-se de captações de nascentes, rios intermitentes, poços tubulares e cisternas.

Estação de Tratamento de Esgoto
Espinosa, desde 2002, possui uma estação de tratamento de esgoto, porém a grande parte do esgotamento sanitário é feita através de fossa séptica e fossa seca.
(Fonte: Cia. De Saneamento de Minas Gerais.)

Comunicação
Correios
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) mantém uma agência na sede do município e outra no distrito de Itamirim.

Telefonia
O serviço de telefonia fixa é executado pela TELEMAR, com os sistemas de DDD, DDI, telefonia rural e com aparelhos “orelhões”, atendendo a demanda do município, com capacidade da ampliação do atendimento. Com relação à telefonia celular, o município é servido pelas operadoras TIM, OI e CLARO.

Televisão e Rádio
O município recebe sinais das redes de televisão Globo, Record, SBT, Band, Rede TV e as emissoras com sinal via satélite convencionais.
Possui uma emissora de rádio: a Rádio Comunitária FM, das mulheres, frequência 104,9 kHz. A cidade recebe com qualidade local sinais de emissoras de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.

Jornais
A cidade recebe os jornais de Belo Horizonte e Montes Claros, possuindo também dois jornais, ambos mensais: Jornal de Espinosa e Informativo ACIPAE.

Sistema Viário de Transporte
O município articula-se em uma malha rodoviária interligando a MG-122 com a BR-135 e BR-040 e outras rodovias, contando com linhas de ônibus regulares, com frequência diária para Montes Claros, Monte Azul, Mato Verde, Porterinha, Janaúba, Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Bom Jesus da Lapa (BA), Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo (SP). Existem também oito linhas de ônibus municipais interligando diariamente as comunidades da zona rural.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Espinosa)


Energia Elétrica
O serviço de fornecimento de energia elétrica no município é realizado pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), atendendo 8.265 consumidores, consideradas as classes industrial, comercial, residencial e rural, sendo 2.149 consumidores na zona rural, perfazendo um total de 14.633.674 kW/h consumidos anualmente.
(Fonte: CEMIG – Cia. Energética de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Espinosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário